domingo, 14 de agosto de 2011

TRINTA DIAS - TRINTA MENUS (10)

SOPA DE PEIXE, CANAPÉS DE TOFU E TAHINI



A receita da sopa é a publicada no dia 15 de Junho, a única diferença é que desta vez levou massa (udon), e foi o prato de resistência do jantar de hoje, em que mais uma vez estiveram as "cobaias" M. e J. e que também me cativou junto dos tachos cerca de três horas.



A acompanhar, fatias de pão integral de centeio e trigo (mistura pré-preparada a que basta adicionar água e colocar na máquina de pão, programa de pão integral), com tofu previamente cozido e (i) envolvido em miso e (ii) envolvido em pasta de ume e com tahini (pasta de sementes de sésamo).

SOBREMESA



Para rematar, uma sobremesa baseada na gelatina tricolor da Profª Natália Rodrigues e que é constituída por três receitas autónomas:

1. Gelatina de frutos silvestres
Ingredientes
1/2 litro de sumo de maçã
1 chávena almoçadeira de frutos silvestres
3 colheres de sopa de geleia de arroz
1 colher de sobremesa de agar agar em flocos
2 colheres de sobremesa de amido de milho

Preparação
Levar o sumo de maçã ao lume com os flocos de agar agar, o amido de milho e a geleia de arroz, mexer sempre, deixar cozinhar cerca de 10 minutos até engrossar, juntar os frutos silvestres, e cozinhar mais 5/10 minutos (dependendo de os frutos serem frescos ou congelados). Deixar arrefecer.

2. Sêmola de trigo
Ingredientes
1/2 litro de leite de soja ou arroz ou aveia (no caso, foi soja)
1/2 chávena de sêmola de trigo
3 colheres de sopa de geleia de arroz
1 pau de canela
casca de limão
6 damascos secos cortados em 6 pedaços cada

Preparação
Levar ao lume o leite de soja com os damascos, o pau de canela e a casca de limão, a sêmola e a geleia de arroz, cozer durante 10 minutos até começar a engrossar, retirar a canela e a casca de limão, triturar com a varinha mágica. Deixar arrefecer.

3. Molho de chocolate
Ingredientes
1/2 litro de leite de soja c/ chocolate.
1/2 chávena de sêmola de trigo

Preparação
Levar ao lume o leite de soja com a sêmola, cozer durante 10 minutos até começar a engrossar. Deixar arrefecer.

Apresentação
Numa forma, colocar primeiro a gelatina até esta solidificar, depois a sêmola e por fim o chocolate.
Levar ao frigorífico até à hora de servir.

Nota: na receita original, em vez do chocolate é feita pasta com bolacha maria sem açúcar esmagada com sumo de maçã, sendo a monategm inversa a esta, ou seja, forra-se um tabuleiro com a pasta de bolacha, seguidamente a sêmola e por fim a gelatina de frutos silvestres. Neste caso, a sobremesa não é para desenformar, pelo que os frutos silvestres ficam igualmente no topo.

2 comentários:

  1. As cobaias de serviço gostaram. A cobaia fêmea gostou de tudo em geral; a sopa muito boa, os canapés de tofu também mas ficou rendida com a sobremesa (estranho!!). Aquele pudim tricolor estava excelente!
    A cobaia macho gabou especialmente a sopa, embora a sobremesa também não lhe tenha caído nada mal, principalmente ao pequeno almoço do dia seguinte...
    Avaliação final muito positiva. Uma grande surpresa esta cozinha.
    Sucesso para o projecto.

    Só mais uma informação:comidinha muito boa para quem sofre de obstipação.

    M

    ResponderEliminar
  2. ☺ ☺ ☺ ☺ ☺

    ResponderEliminar