Páginas

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

2013 - O ANO DE TODOS OS PERIGOS

 
Já cá estamos. Para já, aumentos em catadupa.
Quanto ao resto, o caminho faz-se caminhando e há que viver um dia de cada vez.
Há um ano, neste dia, não podia imaginar a hecatombe que foi 2012.
 
 
 
Entrar no novo ano cumprindo algumas tradições - doze passas, uma  a cada badalada (e este ano não dividi uma passa em doze porções como costumo fazer...); um arroz doce - cuja receita publicarei um dia destes -especialmente para os infelizes que passaram o Natal a ver aletria, e, por fim, uma incursão noutras latitudes - Pão de filmjölk e sementes de girassol, receita da Ana do blog anasbageri.
 
Fiz duas receitas e o resultado foram duas formas (uma grande e uma média) e introduzi algumas alterações, a saber: não adicionei erva-doce nem funcho porque são sabores pouco consensuais, o farelo foi por esquecimento; em vez do iogurte líquido, utilizei kefir de cabra biológico -  um frasco de  420gr são exactamente os 3,5dl da receita. Em vez do mel usei xarope de agave (na ausência de geleia de arroz). Fui muito generosa com os frutos secos para "despachar" os restos que ameaçavam eternizar-se - para além das sementes de girassoL, utilizei amêndoas, pinhões, sultanas, ameixas e figos secos. O resultado foi menos exótico do que a versão da Ana mas muito parecido  com o bolo inglês escuro aqui já mencionado, com a óbvia vantagem de não utilizar ovos, gordura (ainda por cima animal) nem açúcar.
 

Para acompanhar, uma ginga de Óbidos cujo sabor é parecido com os vinhos quentes temperados com especiarias que se bebem em latitudes mais setentrionais nesta época do ano.
 
FELIZ ANO NOVO!
 
ADENDA
Apercebi-me entretanto de que não havia publicado a receita original, por isso aqui vai ela com as anotações das minhas alterações:
Ingredientes:
1,5 dl de farinha de trigo
2 dl de flocos de aveia
1,5 dl de farinha de trigo integral
1 dl de sementes de girassol
0,5 dl de farelo
1 colher de sopa de anis seco (não)
1 colher de sopa de erva doce (não)
1 colher de chá de bicarbonato (não)
1 pitada de sal
1,5 dl de mel ou melaço (xarope de agave ou geleia de arroz)
3,5 dl de iogurte líquido (1 frasco com 420gr de kefir de cabra biológico magro)
Passas, figos secos, amêndoas… (facultativo na versão original abundantemente utilizados na minha)
 
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 150ºC.
Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
Misturar todos os ingredientes secos. Acrescentar o mel/melaço e o iogurte. Misturar bem todos os ingredientes sem bater. Deitar o preparado na forma e levar ao forno durante aproximadamente 50 minutos, ou até o pão estar cozinhado. (Usar o teste do palito, ou um termómetro, a temperatura interna do pão deve rondar os 97ºC).

1 comentário:

  1. Por aqui falou-se de jantares, do Porto, do Natal e do ano novo... por aqui cozinhou-se, escreveu-se, desejou-se. Por aqui, por este pão de cereais que tão bem sempre cheira, volto após alguma ausência, para desejar a todos e a ti ptc em particular um 2013 cheio de saúde, cozinhados, aromas e muito bem estar.
    Beijinhos grandes e feliz ano novo para todos.

    ResponderEliminar