Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

CONVIDEI PARA JANTAR OUTRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA


Recebido o testemunho do restaurante de sonho de A minha cozinha é a Cores, damos o tiro de partida para a 13ª Edição do Convidei para Jantar, iniciativa do blogue Anasbagueri e de que o paodecereais é blogue anfitrião.

As participações neste desafio devem seguir as seguintes regras:

1. Contar uma história evocando pessoa (ou pessoas) doutra geração com a qual tenham uma especial ligação – não tem que ser da família biológica basta que seja da família afectiva – e que pretendam homenagear preparando uma refeição especial.

2. A refeição não tem que ser um almoço ou jantar completo, pode ser um simples lanche, mas o amor é o principal ingrediente e o afecto o tempero especial.

3. Para além da história, deverá ser apresentada a receita ou receitas do menu; como o blogue paodecereais pratica uma culinária sem carne, lácteos ou açúcar, gostaríamos que fosse seguida esta “linha editorial” – vão ver que há inúmeras opções saudáveis e muito mais económicas!

4. Devem fazer menção ao passatempo Convidei para Jantar, que é uma iniciativa do blogue Anasbagueri, e de que o blogue o paodecereais é anfitrião, com um link quer para a Anasbageri quer para o paodecereais.

5. Para participar basta publicar um comentário na caixa de comentários desta edição, em que deve constar um link para o blogue participante; quem não tiver blogue pode enviar participação por e-mail para paodecereais@gmail.com.

As participações devem ser feitas até ao dia 16 de Junho.

Todos podem participar, mesmo que seja a primeira vez ou não tenham blogue. Para o esclarecimento de qualquer dúvida use a caixa de comentários, ou o e-mail referido.
Ficamos à espera dos vossas talentosas e desafiantes participações!

33 comentários:

  1. Gostei da tua escolha, mas agora dei-me conta das pequenas restrições! Mas creio que nao sera obstáculo!!
    Espero poder participar nesta ediçao!
    Beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena,
      Acho que as restrições são mesmo mínimas e serão um poderoso inventivo à imaginação e criatividade que todas têm demonstrado nos seus blogues. No blogue paodecereais encontrarás muitas opções e podes sempre tentar fazer adaptações de receitas mais comuns (é o que eu faço quando recrio receitas alentejanas, p. ex.).
      Ficamos a aguardar pela tua participação.

      Eliminar
  2. Ora aqui estou eu! E antes que me esquecesse, já fiz a minha publicação!
    Espero que gostem! Adoro este desafio!
    Beijinho.
    http://asaventurasdeumamama.blogspot.com/2013/05/convidei-para-jantar.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena,
      A evocação que fazes do teu avô é tocante e de um realismo extremo – mais do que imaginar, podemos “ver” a grande cumplicidade e empatia que existiam entre os dois, um exemplo de como deveriam ser todas as relações entre avós e netos.
      A receita é outro “mimo” – muito simples mas apelativa e correspondendo ao “livro de estilo” do pão de cereais! Vou experimentá-la e publicá-la no blogue na primeira oportunidade (para além de ir já espreitar o Wild Kitchen´s).
      Last, but not least, parabéns pelas magníficas fotografias e obrigada pela participação.
      Beijos e continuação de boas receitas!

      Eliminar
    2. Fico muito contente que tenhas gostado!
      :) E sim visita The Wild Kitchen's, porque vale bem a pena!
      Obrigado!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ptc,
    Quando dizes que o membro da família é de outra geração queres dizer concretamente o quê? Pesquisando pelo google vejo que, por exemplo, a minha mãe que nasceu 20 anos antes de mim e a minha irmã que nasceu 10 anos depois de mim não são de outra geração!
    Já agora, é para rejeitar o açúcar de uma forma geral? Ou apenas o açúcar que é vendido como tal em sacos? Açúcar em pó, amarelo, refinado...etc.

    Agradeço a ajuda! :)
    Um beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aida,
      Para mim, pais, tios, avós, filhos e netos são de outra geração.
      Primos e irmãos são da mesma - a não ser que haja uma enorme diferença de idades. A linha de corte será a existência ou não de uma comunhão de experiências, vivências, atitudes e ideais. Por muito ligados que sejamos aos nossos pais, avós ou filhos e netos e por muito que comunguemos o mesmo tipo de vida e valores, não nos identificamos em termos comportamentais, de vestuário, gostos culturais ou de tempos livres - o que não é bom nem mau, é simplesmente a evolução normal da vida.

      Quanto ao açúcar, se quiseres dar um vista de olhos às sobremesas que estão no blogue verás que nenhuma leva açúcar nem sequer frutose. Utilizo sempre substitutos, a que chamo "doce", tais como geleia de arroz, concentrado de maçã, xarope de agave. Excepcionalmente, poderá ser usado o melaço ou o mel. Há receitas que não levam qualquer doce - por exemplo sobremesas à base de maçã, cujo teor intrínseco de açúcar é tão grande que o dispensa completamente.

      Espero ter respondido adequadamente às tuas dúvidas e fico a aguardar a tua participação.
      Bjs.

      Eliminar
    2. Na verdade, segundo o teu conceito considero que afinal ambas são de outra geração. No fundo, não me identifico em termos comportamentais e culturais em muitas coisas e penso que a razão disso é que, por exemplo, vivemos a nossa infância de maneira muito diferente e também a nossa educação foi bem distinta (algo que também vejo entre mim e a minha irmã que tem menos 10 anos e que não vejo em relação aos primos da minha idade, tal como dizes).

      Esclareceste perfeitamente! E agradeço-te por isso. Queria muito participar e espero conseguir fazê-lo!

      Beijos

      Eliminar
  4. Participação recebida por email e publicada neste blogue - http://paodecereais.blogspot.pt/2013/06/convidei-para-jantar-outra-geracao-da.html

    ResponderEliminar
  5. Olá!...
    Mais um mês, mais uma participação.
    Não me foi difícil a escolha.... Queria tanto poder estar um dia só que fosse mais com a minha Avó Ana... Aqui fica então:
    http://afestadebabette.blogspot.pt/2013/06/arroz-com-cogumelos-e-beringela-para-avo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Babette,
      Os avós são muito importantes na construção da nossa personalidade e memória afectiva. Esta tua participação espelha bem o sentimento de ausência daqueles que críamos serem imortais e que um dia, simplesmente, vão, mas que, como disse o meu amigo Zé Augusto em comentário a esta edição, ficam "tatuados nos nossos corações".
      Obrigada pela participação e também pela receita, que não podia estar mais em sintonia com o "livro de estilo" do blogue paodecereais e com os tempos de austeridade que correm...
      Votos de um excelente descanso para que no regresso "às lides" estejas em plena forma e cheia de força.

      Eliminar
  6. Olá :)

    Aqui fica a minha participação, talvez diferente....mas foi esta a minha escolha!
    http://docesemcasa.blogspot.pt/2013/06/convidei-para-jantar.html

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aida,
      A tua participação fez-me recordar a relação com a minha irmã, também ela 10 anos mais velha do que eu e para a qual também eu, desde muito cedo, terei sido uma espécie de "irfillha".
      A história é amorosa e a receita uma forma deliciosa e mais saudável de satisfazer a gulodice da maninha.
      Se quiseres procurar, o blogue paodecereais também tem uma receita de bolo de bolacha "bué da fixe" como diria a tua maninha! Deixo aqui o link, experimenta e dá-me notícias! http://paodecereais.blogspot.pt/2011/08/trinta-dias-trinta-receitas-22.html
      Bjs e obrigada pela participação

      Eliminar
    2. Ptc,
      Agradeço as tuas palavras e o comentário no meu blog.
      Já fui procurar o bolo de bolacha de que falaste e parece-me muito bem com o leite achocolatado :)

      Um beijo e parabéns, mais uma vez, pela escolha de tão belo tema para mais uma edição do CpJ.

      **
      Aida

      Eliminar
  7. Comentário recebido de Natália Rodrigues por email - publicado em http://paodecereais.blogspot.pt/2013/06/convidei-para-jantar-alguem-de-outra.html

    ResponderEliminar
  8. Aqui fica a minha participação :)
    http://prazeracozinhar.blogspot.pt/2013/06/convidei-para-jantar-minha-tia-bisavo.html
    Tinha feito uns queques maravilhosos mas depois li a restrição dos doces e pus mãos à obra!
    Espero que gostes!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana,
      A tua história é linda, repleta de ternura e de uma nostalgia feliz. Abençoada tia-bisavó a tua que teve uma vida tão preenchida e foi tão amada!
      Tenho, aliás, um pressentimento de que os avós vão ser as estrelas desta edição.
      Obrigada pela participação e pela receita, que vai de encontro às práticas deste blogue e continua a visitar-nos, há sempre novas receitas que te podem surpreender.
      Bjs.

      Eliminar
  9. Olá! Apesar de achar que não iria conseguir participar desta vez no Convidei para Jantar, quando há vontade, arranjamos sempre uma maneira. Gostei muito de mais uma vez me ter envolvido neste desafio que me tocou nao só pelo tema escolhido mas também pelo tipo de receitas privilegiadas. Espero que gostem da minha participação: http://limited-edition-since2012.blogspot.com/2013/06/meatless-monday-curgete-recheada.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      Obrigada pela participação, a receita é muito interessante (assumo, naturalmente, que a receita correspondia a uma dose por pessoa...) e cumpre os requisitos do blogue paodecereais. Gostei particularmente da junção das várias gerações, pois é algo que, animando a vida dos mais idosos, gera teias de cumplicidade inter-geracionais e permite a passagem de valores e de exemplos.
      Bjs e espero que continues a visitar-nos!

      Eliminar
  10. Olá!
    Assim mo permita a internet e podes contar comigo.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Deixo aqui a minha convidada e o que lhe servi ao jantar. Espero, sinceramente, que gostes.
    Beijinho
    Maria
    http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. Desculpa, o link é este:
    http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/86021.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      Obrigada e parabéns pela participação que não só corresponde ao "livro de estilo" do paodecereais como é uma receita fácil, rápida e (como muito bem assinalado nas "tags") económica.
      Quanto á escolha da convidada, cada vez mais acho que os avós serão as estrelas desta edição e só há boas razões para isso!
      Bjs e continuação de bons cozinhados (e, já agora, de visitas a este blogue!

      Eliminar
  13. Mais uma participação recebida por email, desta feita da minha irmã (a Naná) e publicada neste blogue - http://paodecereais.blogspot.pt/2013/06/convidei-para-jantarparticipacao-da.html.

    ResponderEliminar
  14. Mais uma participação recebida por email, desta feita duma "mulher da família" e publicada neste blogue -http://www.paodecereais.blogspot.pt/2013/06/convidei-para-jantar-as-mulheres-da.html

    ResponderEliminar
  15. Aqui deixo a minha participação para este fantástico desafio é a segunda vez que participo contudo acompanho todos os temas e este foi o que mais gostei, o que mais sentimento me trouxe, deste moo agradeço a escolha do tema.
    Espero que a escolha do prato vá de encontro às sugestões deste maravilhoso espaço ,as peço-lhe que tenha em conta os gostas da minha saudosa convidada, que na verdade comia de forma bem mais saudável que eu:)
    Beijinhos

    http://thatcakesweet.blogspot.pt/2013/06/arroz-de-bacalhau.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra,
      Eu sabia que os avós iam ser os convidados estrela desta edição do CpJ e esta tua participação é por demais emocionante - tantas recordações, tantos exemplos, tantos mimos escondidos! E a receita não podia ser mais do Norte e mais de acordo com os tempos de austeridade que vivemos!
      Obrigada pela participação maravilhosa e continua a visitar-nos que serás bem vinda!
      Bjs!

      Eliminar
  16. Aqui estou eu como prometido, espero que gostes!

    http://minhamarmita.blogspot.pt/2013/06/couscous-doce-e-um-convite-para-jantar.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marmita,
      Uma participação de arrasar - pela convidada, pela receita primorosa e pela produção fotográfica, apanágio do teu blog. Adorei e irei experimentar a receita (em vez de leite de vaca poderá ser usado leite de soja ou de aveia).
      Bjs e muito obrigada pela participação!

      Eliminar
  17. Boa noite Paula,

    Como não poderia deixar passar esta edição do Convidei para jantar com um tema tão aliciante deixo aqui a minha participação:
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/2013/06/fazes-me-falta.html
    Muitos parabéns pelo tema escolhido e pelas participações.

    Bjnhos e uma semana fabulosamente inspiradora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela,
      Obrigada e muitos parabéns pela tua participação que trouxe para a ribalta aquele que nunca quereríamos que nos deixasse.
      O cardápio esteve ao mais alto nível e tem um ar absolutamente deliciosos.
      Beijos.

      Eliminar
  18. Cá estou eu como prometido! Para mais um Convite para Jantar.
    Parabéns pela escolha do tema, e desculpa o meu atraso.
    Convidei as mulheres da minha vida, espero que gostes:

    http://ananasehortela.blogspot.pt/2013/06/umas-curgetes-lindas-e-um-convite-para.html

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ginja,
      Obrigada pela participação repleta de sentimento e com uma receita super-requintada mas tão, tão simples e saudável!
      Gostei imenso.
      Beijos.

      Eliminar