Páginas

sábado, 7 de junho de 2014

EMPADÃO DE BACALHAU COM BATATA DOCE NO FORNO



Ingredientes (para 12 pessoas):
0,6 kg de bacalhau demolhado, cozido a vapor e lascado
1,2 kg de batata doce descascada em raspas grossas
1,2 kg de abóbora butternet (ou hoikado) descascada em raspas grossas
4  cebolas grandes cortadas em meias
2 cabeças de alho picadas
2 folhas de louro
Sal
Azeite
Vinagre de ameixa e natas de soja magras (opcional)
Broa de milho desfeita ou pão ralado q.b.
Preparação:
Cozer o bacalhau, limpar pele e espinhas, deixar arrefecer e lascar. Reservar.
Refogar no azeite as cebolas em meias luas com pitada de sal, o alho picado e o louro, até a cebola ficar translúcida, altura em que se junta a batata doce ralada, com nova pitada de sal, deixando refogar até ficar tenra. No fim, juntar a abóbora ralada e deixar estufar. Quando tudo estiver bem tenro, juntar o bacalhau lascado e envolver bem, mas suavemente para não desfazer nenhum dos ingredientes. Rectificar os temperos (será nesta altura que, querendo, se podem juntar umas gotas de vinagre de ameixa para “abrir” o sabor),incorporar meia embalagem de natas de soja (opcional mas confere uma textura aveludada sem igual). Verter o estufado num pirex que vá ao forno e à mesa, cobrir com a broa ou com o pão ralado, segundo o gosto ou o que se tiver em casa.
Vai ao forno pré-aquecido dez minutos a 220ºC durante cerca de trinta minutos (baixando-se a temperatura para 180ºC e tendo o cuidado de uniformizar a temperatura entre a grelha de baixo e a de cima).
Servir de imediato com uma boa salada verde temperada com vinagreta.





Notas
Esta receita, que aprendi com o Marco Fonseca, do IMP, é excelente para jantares festivos pois pode ficar preparada e só requer o forno nos trinta minutos antes de servir.
Uma versão mais leve e menos energética, boa para a Primavera e Verão, pode passar por não levar o preparado ao forno, caso em que o estufado com todos os ingredientes tem que ser um pouco mais demorado, podendo igualmente suprimir as natas, servindo-se como se de um bacalhau dourado se tratasse, com uma salada.



1 comentário:

  1. Fiz, com algumas alterações ligeiras (consoante o que me faltava ca em casa) e ficou delicioso!

    ResponderEliminar