domingo, 28 de agosto de 2011

TRINTA DIAS - TRINTA MENUS (23)

BACK TO BASICS

Após um fim de semana 5***** mas com muita asneira graças às festas, nada como um básico de sopa e vegetais salteados (os que havia no frigorífico) e esparguete cozido.
Demorou 30 minutos a cozinhar.
É slow cooking Fórmula 1...



SOPA
Ingredientes
3 cebolas
1/2 courgette
1/2 beringela
1 mão cheia de alho francês às rodelas

Preparação
Colocar os vegetais cortados em água na panela de pressão, fechar e levar ao lume, após ganhar pressão deixar cozer cerca de 20 minutos; desligar e manter na panela até perder a pressão. Passar com a varinha mágica. Temperar com umas gotas de azeite e sal no momento de servir.

VEGETAIS SALTEADOS



Ingredientes
1 cebola
1 cenoura
1/2 courgette
1/2 beringela
1 mão cheia de alho francês às rodelas

Preparação
Cortar a cebola, metade da courgette e a beringela em cubos; temperar a beringela com sal grosso; cortar a cenoura ao meio no sentido longitudinal e depois em viés que se cortam novamente ao meio de maneira a formar pequenos palitos grossos; cortar a outra metade da courgette em palitos.
Levar um tacho ao lume, quando estiver quente forrar o fundo com um pouco de azeite e colocar a cebola que se tempera com uma pitada de sal grosso, quando a cebola estiver transparente acrescentar a cenoura, saltear uns cinco minutos, juntar então o alho francês e seguidamente a courgette; de cada vez que se adiciona um vegetal, tempera-se com uma pedra de sal; termina-se com a beringela lavada e escorrida. Temperar com um pouco de shoyu e deixar saltear mas assegurando que os vegetais se mantêm consistentes e crocantes.

Cozer esparguete integral em água abundante com um fio de azeite, quando cozida, escorrer e passar por água fria.

Servir num prato fundo com a massa coberta com os vegetais.

1 comentário: