domingo, 27 de novembro de 2011

COZINHA DE INVERNO - 3

EMPADÃO DE MILLET COM TOFU E CHUCRUTE, SALADA MISTA COM MOLHO BRANCO







Prato de Inverno aprendido no fim de semana passado com o chef Marco Fonseca, segundo receita original da Geninha Varatojo.
É trabalhoso e demorou cerca de 1h20 a preparar e cozinhar, incluindo 30 minutos de forno.


EMPADÃO
Ingredientes
1 chávena de millet bem lavado
3 chávenas de água
1 chávena de leite de soja
250gr de tofu partido em quatro fatias, marinado em shoyu
abóbora cortada em juliana
uma cebola cortada em meias luas
2 dentes de alho
1/2 couve flor
pitada de sal
pitada de moz moscada
fio de azeite
chucrute
maionese

Preparação
Colocar o millet numa panela com um fio de azeite, saltear ligeiramente, juntar a água e a couve flor cortada em pedaços pequenos. Quando ferver, juntar o leite de soja, temperar com o sal e a noz moscada, tapar. Deixar cozer até os líquidos secarem por completo. Triturar com a varinha mágica.

Entretanto, colocar as fatias de tofu a marinar com o shoyu e confeccionar a maionese da seguinte forma:
Num recipiente alto, juntar 100ml de leite com 150ml de azeite (no original seria óleo de girassol ou de graínha de uva; aqueci ligeiramente o azeite com uma côdea de pão embebida em vinagre para extrair o sabor), 1 pitada de sal, 1/2 dente de alho, sumo de 1/2 limão, 1 colher de chá de mostarda, triturar com a varinha mágica até ficar firme (cerca de 2 minutos).

Num recipiente de ir ao forno colocar metade do puré de millet, as meias luas de cebola, a abóbora, o chucrute e, por fim, as fatias de tofu marinado. Cobrir com a outra metade de puré e, por fim, com a maionese.
Vai ao forno quente cerca de 30/40 minutos.

Notas
1. Optei pela versão menos trabalhosa (vegetais crus), a mais complicada envolvida estufar previamente os vegetais. Ganhou um pouco de líquido e os 30 minutos não foram suficientes para que a cebola ficasse completamente tenra.
2. Vou experimentar de novo, desta vez com nabiças cozidas, picadas e salteadas em esparregado grosso, em vez do chucrute.
3. Segundo o Marco, a maionese pode ganhar ou perder firmeza consoante a proporção de leite de soja e óleo: se se quiser mais consistente, junta-se 100ml de leite de soja com 200ml de óleo; para uma consistência mais líquida poderá ser 100ml de leite de soja e 100ml de óleo.

Servir com salada mista temperada com um molho feito com nabo ralado, uma colher de chá de tahini, pitada de sal e colher de sobremesa de vinagre de ameixa, triturado com a varinha para ganhar uma consistência homogénea.

1 comentário: