terça-feira, 1 de novembro de 2011

COZINHA DE OUTONO - 4

FEIJÃO DE SOJA PRETO COM VEGETAIS DOCES E POLENTA DE LEGUMES

Receita do Módulo "Cozinha para emagrecer e engordar", ministrado pela Profª Maria Teresa, Curso Anual de Culinária Macrobiótica, 2010/11



Como avant-propos, não sei se este prato engorda ou emagrece,mas receio que seja para a engorda... Mas como no receituário se informa que é bom para desportistas e eu tinha feito um treino intenso de 1h30m, acho que a energia da refeição serviu apenas para compensar a gasta no treino...

Ingredientes
1 chávena de feijão de soja preto lavado, demolhado com alga kombu
1 cebola em cubos
1 cenoura em cubos grossos
2 fatias de abóbora em cubos
1/2 batata doce em cubos
azeite
sal
louro
mirin
vinagre de ameixa
alhos picado


Preparação
Cozer o feijão na panela de pressão com a alga durante mais de 1,5h (ao fim de 1h ainda estava duro).

Saltear a cebola em azeite e sal até ficar transparente, juntar a cenoura, a batata doce e no fim a abóbora, temperar com um pouco de mirin, mexer e tapar. Deixar estufar cerca de 30 minutos. Polvilhar com umas gotas de shoyu.
Na receita original, juntava-se então o feijão e deixava-se estufar mas como as quantidades eram um pouco substanciais e queria ter flexibilidade para redons, optei por fazer a mistura apenas no prato e não no tacho.

POLENTA DE VEGETAIS

Ingredientes
1 chávena de carolo de milho (ou polenta instantânea, versão pela qual optei)
3 chávenas de água a ferver
1/2 cebola picada
azeite
sal
louro
1 dente de alho picado
juntei igualmente uma sobra de seitan estufado com cogumelos shitake, tudo bem picado e uma colher de sopa de alcaparras compradas há um mês na feira (são azeitonas não curtidas, descaroçadas e cortadas ao meio, que em casa têm levada uma cura de azeite e orégãos)

Preparação
Saltear a cebola e os alhos em azeite e sal até ficar transparente, juntar o resto de seitan e as alcaparras, a polenta, mexer e deitar então a água, mexendo sempre até a polenta absorver totalmente a água.

Servir com nabiças escaldadas e pickles de gengibre, temperei o feijão com gengibre fresco espremido na altura e polvilhei-o com alho aromático picado.

ADAPTAÇÃO: pode utilizar-se outro qualquer feijão mais vulgar, branco, vermelho, catarino e, fazendo absoluta questão, acrescentar-se enchidos a gosto (previamente cozidos em água, à parte, e juntos apenas na fase da composição do prato).

Sem comentários:

Enviar um comentário