Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

COZINHA DE OUTONO

PREFÁCIO

O "regresso às aulas" tem sido complicado no que respeita a este blog.
Projectos como o "Trinta dias" agora não teriam vingado: a cozinha de fusão foi um ar que lhe deu, a exploração de receitas tradicionais alentejanas e algarvias, idem.
De repente, chegou o dia 1 de Novembro e - pânico! - faltam dois meses para o fim do ano e tantos projectos e objectivos ainda para cumprir.
Glup!... Aperto - grande - o estômago.
Bem, mas comer, tem que ser todos os dias, não é? Pode também transformar-se em objectivo... E os objectivos têm que ser "smart" - iniciais de qualquer coisa como simple, measurable, achievable, r???? e temporary(?!), ou seja, e traduzindo estas americanices, simples, medíveis, concretizáveis e com um calendário de concretização pré-definifo, sob pena de se transformarem em meros desejos e fantasias.

Assim, até 31 de Dezembro, há que praticar menus de Outono e, daqui a uns dias, menus de Inverno, o que não calha nada mal, agora que o calor - apesar de ter acabado apenas há 10 dias - não é mais do que uma recordação, ainda mais recordação desde que a mudança da hora nos afunda numa negritude feia e medonha a meio da tarde (sim, 6 horas é meio da tarde para mim). A este propósito, confesso que era uma adepta convicta da chamada "hora do Cavaco" (lembram-se quando entre 1992 e 1996 vivemos pelo fuso horário de Madrid, Berlim, Roma e era dia quase às 11 da noite em Junho? Claro que às 8 da manhã ainda era escuro, mas com isso vivia eu bem...).

Voltando aos tachos, é tempo, pois, de pratos mais quentes, substanciais e
reconfortantes que nos dêem a energia e vitalidade necessárias para ultrapassar esta época.

Tentarei colocar aqui uma ou duas receitas por semana.

As de hoje correspondem a pratos experimentados na última semana.

Em simultâneo, e para "as famílias" que querem cozinhar mas não macrobiótica em particular, proponho-me, no final de cada receita, fazer uma adaptação à culinária dita tradicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário