Páginas

domingo, 1 de abril de 2012

MENU DE FESTA

EMPADÃO DE TOFU COM MASSA



Receita aprendida no Curso anual de Culinária Macrobiótica do IMP (2010/11)

É muito fácil e resulta bem num jantar de festa pois permite preparar tudo antes da festa e estar com os convidados enquanto o empadão está no forno.

Ingredientes
Para o molho de vegetais: cebola em meias luas, cenoura em palitos, alho fracês em palitos (parte verde), couve coração migada.
Massa: fusilli q.b.
1 pacote de Tofu fumado cortado em fatias finas
Maionese: 1 pacote de tofu silk, azeite q.b., 1 colher café de mostarde, uma colher de sobremesa de sumo de limão, sal a gosto, uma pitada de pimenta, ervas aromáticas a gosto (salsa, coentros, manjericão).

Preparação
Vegetais
Cozinhar os vegetais começando por estufar a cebola em azeite e sal, quando a cebola estiver transparente, juntar a cenoura, deixar amolecer, e adicionar sucessivamente o alho francês e a couve. Temperar no fim com um pouco de vinagre de ameixa.
Massa
Cozer a massa e passá-la por água fria para a separar.
Maionese
Num copo alto misturar o tofu e demais ingredientes com a varinha mágica adicionando mais ou menos azeite consoante a consistência final pretendida (mais azeite = mais líquida, menos azeite = mais sólida). Nota: a maionese pode igualmente ser preparada com leite de soja; neste caso, tive que optar pelo tofu silk por não ter leite de soja e acho que a maionese ficou mais untuosa e subtil.

Finalização
Num recipiente de ir ao forno colocar no fundo os vegetais estufados, as fatias de tofu, a massa cozida e a maionese que se pode salpicae com ervas aromáticas picadas.
Levar ao forno cerca de meia hora e servir acompanhado de salada freca e legumes prensados, com um bom tinto encorpado (Douro, what else...)

Sem comentários:

Enviar um comentário