Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

BOLO DRAGÃO

Este bolo recolhe e adapta duas receitas "muito cá de casa": a do bolo chinês, aqui já publicada http://www.paodecereais.blogspot.pt/2011/09/bolo-chines.html, e a do bolo inglês escuro, da casa materna.
Juntei e adaptei as duas receitas - nada de açúcar, nem de banha, nem de manteiga, um só ovo, e recurso à máquina do pão.
Porquê Bolo Dragão?
Bom, porque a receita base é a do Bolo chinês e este ano é o ano chinês do Dragão. Depois porque cá em casa temos uma "dragona" de signo e uma "dragona" azul-e-branca.
E, por fim, o Dragão deita fumo, algo que faz todo o sentido com o frio que se fazia sentir quando o bolo foi feito e este post foi preparado, nos idos de Fevereiro deste ano.

É um óptimo bolo para lanche ou pequeno almoço.



Ingredientes

300gr de farinha branca T65
75gr de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de bicarbonato
2 colheres sopa de canela em pó
1 ovo
4 colheres de sopa de geleia de arroz
1 cálice de vinho do Porto
375ml de leite de soja
3 colheres de sopa de pasta de amêndoa
frutos secos a gosto cortados

Preparação

Misturar o ovo com o doce, acrescentar o vinho do Porto, a farinha, a canela, o bicarbonato e a pasta de amêndoa. Depois de bem batido, juntar os frutos secos  e o leite de soja, envolver bem. Coze uma hora.

O bolo documentado na foto foi feito na máquina do pão, programa de bolos e o leite de soja e os frutos secos apenas se adicionaram no fim da fase de amassar. No termo do programa de bolo seguiu-se o programa de cozedura (1 hora).





 

1 comentário: