Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

TRINTA DIAS - TRINTA MENUS T2 (1)

Inauguro hoje, 29 de Julho de 2012, a Temporada 2 (T2) dos TRINTA DIAS - TRINTA MENUS.
Dedicados quase exclusivamente a menus de Verão, frescos, rápidos e plenos de sabores mediterrânicos.

Mediterrânica foi também a hora de início do jantar - que, mais apropriadamente, se poderia apelidar de ceia - tocavam as 22 badaladas...

O jantar desta noite demorou 20 minutos a preparar (concedo: tinha dois ready mades, comprados no Can the Can visitado num périplo turístico a Lisboa que incluiu a mais célebre sala de visitas da Capital - o renovado e aberto ao rio Terreiro do Paço), tendo sido cozinhado e degustado ao som de boa e saudosa música portuguesa dos anos 80 e 90
       Sétima legião

COUSCOUS DE MILHO COM CAVALA E OVAS DE BACALHAU (*)

Demolha-se uma chávena de couscous de milho em igual medida de água até esta ser completamente absorvida (cerca de 2 minutos). Na ausência de uma "cuscuzeira" (imagino que se escreva assim no Português de Terras de Veras Cruz) - aparato aliás vislumbrado numa das muitas lojas jurássicas da Rua do Arsenal, entre estupetas de atum, caras e lombos de bacalhau e mil e uma variedades de leguminosas dispostas em sacos de sarapilheira - colocar num recipiente de cozer a vapor protegido com papel vegetal para impedir que os grãos "fujam" pelas aberturas do cesto a vapor; coze cerca de 10/15 minutos.

Enquanto o couscous coze, lava-se e prepara-se a salada e abrem-se as latas de conserva de cavala e ovas de bacalhau.


Uma vez cozido o couscous, retira-se para um recipiente que se mergulha em água fria para arrefecer mais rapidamente. Incorpora-se cebola picada e ervas (coentros e salsa) picadas (podem acrescentar-se outros vegetais finamente cortados em cubos, mas hoje foram apenas estes), temperando com um molho de azeite, vinagre, caril, cominhos e noz moscada. Empratar decorando com hortelã pimenta.



(*) Ricas em ácidos gordos - omega 3 - essenciais nas trocas celulares ao nível do sistema nervoso central e contribuidoras líquidas para o "bom colesterol" (o HDL).

Sem comentários:

Enviar um comentário