Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

TRINTA DIAS - TRINTA MENUS T2 (3)

PUDIM DE ARROZ COM PASTA DE AZUKI KIMPIRA DE CENOURA E ESPINAFRES SALTEADOS COM SEMENTES DE SÉSAMO

A entrada foi a sopa de courgette, hoje na versão quente e com sumo fresco de gengibre (para elevar os níveis de energia porque as "pilhas" estão a ficar gastas).




O empadão resultou da junção de dois "redons" - uma sobra de arroz cozido com cenoura e o resto da pasta de feijão azuki. O arroz foi aquecido em banho maria, enformando-se depois com a pasta de feijão. A fotografia não documenta mas o empadão ainda recebeu um "toping" de gomásio.

KIMPIRA (mais energia "flash"...) prepara-se da seguinte forma:
Cortam-se as cenouras ao meio e em seguida em tiras na diagonal.
Aquece-se um tacho, junta-se um fio de azeite e as tiras de cenoura, temperando-se tudo com uma pitada de sal. Tapa-se o tacho e deixa-se estufar a cenoura em lume forte durante 10/15 minutos. Ao fim deste tempo, borrifa-se com molho de soja, deixando estufar mais cinco minutos. Desligar o lume e salpicar com sementes de sésamo pretas.

Os ESPINAFRES (frescos) foram muito bem lavados e mergulhados em água com vinagre cerca de 10 minutos, cozendo-se seguidamente a vapor. Aquece-se um tacho, junta-se um fio de azeite, dois ou três dentes de alho esmagados, sal e duas colheres de sopa de sementes de sésamo lavadas. Deixa-se estufar até o alho e as sementes "tufarem" ligeiramente juntando-se em seguida os espinafres, mexendo bem para envolver plenamente todos os ingredientes. No fim, deitar um golpe de vinagre de arroz e outro de ameixa.  



A acompanhar, como sempre, uma salada variada.





Sem comentários:

Enviar um comentário