Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

TRINTA DIAS - TRINTA MENUS T2 (5)

SAEM UNS FILETES DE CAVALA PARA A MESA 2 COM REDON DE ARROZ INTEGRAL
E COMO É SEXTA-FEIRA, HÁ SOBREMESA


Há muuuuitos anos atrás, estava o disco-sound a dar as útimas (lá por fora já havia Elvis Costello, Dire StraitsPretenders, Ian Curtis & Joy Division, Boomtown Rats & Bob Geldof, Robert Palmer mas por cá vivíamos os Bee Gees, Blondie, Village People, Boney M., & etc ) passou em Portugal um filme despretencioso e piroso q.b., chamado "Graças a Deus é sexta-feira", com Donna Summer, que ganhou o Óscar da melhor canção com Last Dance . As personagens ansiavam pela chegada desta noite para ficarem horas numa fila à porta de uma discoteca, em cuja entrada - se autorizados a entrar - recebiam uma carimbadela na mão ou braço e depois passavam o resto da noite a dançar alegremente ao som dos hits do momento e de acordo com os ritmos e coreografias que fizeram a sua breve história em filmes do género (é ver o Travolta há 35 anos e 35 quilos atrás, só que no dia seguinte, porque aí a febre só lhes dava ao Sábado...)
Algo mudou muito desde  então pois nos dias que correm a sexta-feira é sinónimo de chegar a casa de rastos e ir cedo para a cama.

Por isso o jantar de hoje foi um singelo redon de arroz integral cozido e adaptado como aqui já referido (salteado em água com vinagre de arroz, alho francês e cenoura), salada e uns filetes de uma bela cavala de conserva.





Entretanto, houve prémio de 6ª feira à noite - uma gelatina de morango (preparada de véspera...). Não temos dança mas sobra cor!!!
A forma de preparação é a mesma da gelatina de maçã do jantar de 25 de Julho.



Ingredientes
1 embalagem de sumo de frutos silvestres (750ml)+ 250ml de água
250 gr de morangos bem lavados e arranjados
1 colher de sopa de agar-agar
2 colheres de sopa de amido de milho
5 colheres de sopa de geleia de arroz
Preparação
Colocar os líquidos numa panela ao lume com a geleia de arroz, os morangos, o agar-agar e o amido, mexendo continuamente. Quando a mistura começar a engrossar e a subir na panela a gelatina está pronta. Verter numa forma molhada e quando arrefecer colocar no frigorífico.


Sem comentários:

Enviar um comentário