Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A LESTE DA LUA E A OESTE DO SOL - O VERÃO (17)




DIA 17 DE JULHO: JANTAR DE AMIGOS (contando-se mais de trinta anos de tal estatuto no que se refere às amigas), em que se falou de glicínias e madressilvas, do Porto e suas lojas tradicionais e casas oitocentistas, bem como da movida das Galerias.


 
Iniciaram-se as hostilidades com uma limonada feita no liquidificador, segundo a receita do robot da moda, que nesta casa não consta. A ajuizar pelo testemunho da convidada, não diferia o resultado final do do dito robot...
Prepara-se juntando no liquidificador dois ou três limões bem lavados e cortados aos cubos (casca incluída, excepto as partes mais duras, tais como as duas pontas) com meio litro de água, e batendo o tempo suficiente até os limões ficarem completamente desfeitos. Côa-se então o preparado, levando o líquido novamente ao liquidificador com cubos de gelo e duas ou três colheres de geleia de arroz.
Serve-se frio e decorado a gosto.

Parece um batido de leite --- mas, não trata-se de uma simples limonada...
 
PURÉ DE ABÓBORA COM LARANJA E ERVAS AROMÁTICAS
Ingredientes: 1 cebola; ½ couve flor; 300gr de abóbora, piatada de sal, fio de azeite, água, uma laranja (sumo e raspas), natas de aveia, folhas de manjericão fresco lavado e tomilho (seco).
Preparação: Raspar a laranja (raspa fina) e reduzi-la a sumo, incorporar as natas de aveia e colocar em cuvetes de gelo, acrescentando em cada cuvete um pouco de manjericão e de tomilho; levar ao congelador. Um vez atingido o ponto de congelação, pode-se tirar das cuvetes e guardar, no congelador, dentro dum saco de plástico para futuras utilizações.
Levar ao lume uma cebola em meias-luas finas com pitada de azeite e sal; uma vez transparente a cebola, juntar meia couve flor e uns 300gr de abóbora, deixando estufar suavemente por uns minutos, cobrindo então com água a ferver. Coze durante cerca de 30 minutos, findos os quais se trituram com a varinha mágica e, seguidamente, se leva o creme ao liquidificador para ganhar uma textura mais emulsionada. Colocar num recipiente frio dentro duma bacia com água para arrefecer.
Finalização
Servir o creme de abóbora decorado com os cubos de laranja congelados, que, à medida que vão derretendo aromatizam o creme.




HAMBUGUERS DE LENTILHAS CORAL, ARROZ INTEGRAL E SALADA

O arroz integral prepara-se como habitualmente, ou seja, depois de bem lavado, demolha-se cerca de 8h com uma tira de alga kombu e coze-se durante 45 minutos (com a tira de alga e pitada de sal). Uma vez cozido, deixar repousar; no momento de servir, enformar o arroz numa chávena e cobrir com gomasio (sementes de sésamo tostadas com sal).
 
 
 
Hamburguers
Seguem, no essencial, a receita dos hamburguers com gão, substituindo-se esta leguminosa por lentilhas
Ingredientes: chávena almoçadeira de lentilhas coral demolhadas em agua durante o tempo suficiente para ficarem ensopadas.
1/2 courgette com casca, bem lavada e raspada; 1 cenoura raspada; 1 cebola cortada em meias-luas, flocos de aveia finos; pitada de noz moscada; dente de
                                                                 alho; flocos de aveia.

 
 
Preparação: Estufar a cebola com o dente de alho picado, até ficar transparente, juntando seguidamente a courgette e a cenoura raspadas e, por fim, as lentilhas bem escorridas. Uma vez os vegetais estufados uns minutos, adicionar flocos de aveia em quantidade suficiente para absorver o excesso de líquido. Temperar com a noz moscada e uma pitada de vinagre de ameixa para "abrir" os sabores. Moldar com a forma de hambuguers e passar por pão ralado.
Podem congelar-se os hambuguers a mais para futuras utilizações, tendo o cuidado de os acondicionar entre folhas de papel vegetal e dentro de um saco para impedir a formação de gelo e humidade. 
 

 

GELATINA DE MAÇÃ
 
Ingredientes
1 litro de sumo de maçã biológico
1 colher de sopa de amido de milho (maizena) e 1 colher de sopa de agar-agar  previamente dissolvidos num pouco de sumo de maçã
4 colheres de sopa de geleia de arroz
raspa (fina) de um limão
uma mão cheia de sultanas e de amêndoas palitadas
 
Preparação
Levar o sumo ao lume numa panela alta com o amido e o agar-agar dissolvidos e com a geleia de arroz, mexendo sempre até o preparado começar a engrossar e a subir. Acrescentar a raspa de limão, as sultanas e a amêndoa, mexendo para as espalhar bem.
Verter sobre uma forma molhada deixar arrefecer e levar ao frio até a gelatina solidificar.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário