Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A LESTE DA LUA E A OESTE DO SOL - O OUTONO (24)


MARMELOS AROMATIZADOS
 
 

 

Na busca de receitas que pudessem responder ao passatempo [Limited Edition], do blog da Maria, com o patrocínio da Herdade do Gamboal, encontrei (*) uma receita de peras aromatizadas com alfazema, que resolvi adaptar utilizando marmelos.

O marmelo representa para mim a chegada do Outono, a par dos diospiros e das castanhas. Será uma coincidência, mas as cores destes três frutos são as da vinha após as vindimas.

Por esta altura, as (agora poucas) estradas regionais da zona de Tomar estão pejadas de marmeleiros cujos ramos quase partem sob o peso dos marmelos.

Passemos então à receita. Tomam-se dois marmelos grandes que se lavam muito bem, cortam em quartos e se descascam, retirando-se-lhes a parte do cascabulho das pevides e estas propriamente ditas, mergulhando-se de imediato em água fria com sal para não oxidarem.

Levam-se os quartos de marmelo, as cascas e pevides a cozer em água suficiente para os cobrir e à qual se juntam uma colher de sopa de flores (secas) de alfazema e uma colher de sopa de flores (secas) de camomila. Quando o marmelo estiver bem cozido, retira-se do tacho, acrescentam-se umas cascas de limão e deixa-se reduzir o molho até começar a espessar. Coa-se o molho, acrescentam-se duas colheres de sopa de geleia de arroz e leva-se novamente ao lume para incorporar bem a geleia no líquido.
 


 

Dispõem-se os marmelos numa taça, cobre-se com o molho e enfeita-se com um raminho de hortelã.

Nesta receita utilizei três tisanas – a hortelã, a alfazema e a camomila e, apesar de não ter recorrido a nenhuma erva aromática, considero que esta receita se habilita a participar no passatempo [Limited Edition], do blog da Maria, com o patrocínio da Herdade do Gamboal.

(*) NATUREZA, GASTRONOMIA E LAZER – Plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares, Maria Manuel Valagão, Edições Colibri, 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário