Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2015

A LESTE DO SOL E A OESTE DA LUA - A PRIMAVERA (10)

COZIDO DE VEGETAIS - OU NABÉI


 
Este é um prato que gosto de cozinhar no princípio da Primavera - pois, pelos ingredientes e simplicidade, associa-o sempre a uma limpeza interior...
Para além da preparação prévia dos vegetais, é um prato para ir cozinhando na mesa, sem pressas, se tiver uma panela de fondue.

Ingredientes
Vegetais verdes de crescimento ascendente cortados em pedaços médios - vários tipos de couve à escolha, rama de cebola nova, alho francês.
Cogumelos de diversas variedades.
Cenoura e cebola cortadas em cubos.
Tofu em cubos.
Tira de alga kombu.
Água q.b.
Molho de soja e mostarda wasabi em pó (opcional - para o tempero)
Miso de cevada (opacional - para o caldo)

Preparação
Lavar muito bem todos os vegetais, escovando os que tiverem casca e mergulhando os demais em água com vinagre de sidra durante alguns minutos.
Cortar os vegetais em pedaços médios.
Ferver a água no fogão, com a tira de alga kombu e uns cogumelos shitake, transferir então a água para a panela de fondue e levá-la para a mesa com a lamparina, para permitir a manutenção do ponto de fervura; distribuir os garfinhos da fondue e colocar os vegetais na água, começando pelos mais duros e que demoram mais tempo.
À medida que vão ficando cozidos e tenros, retiram-se e substituem-se por outros vegetais.
O tofu, se for fresco, coze num minuto e desfaz-se se estiver muito mais tempo na água em ebulição.
Molho
Se se pretender conferir um toque mais exótico e rico à refeição, pode fazer-se um molho como molho de soja e uma pitada de mostarda wasabi, muito bem misturados, numa tacinha funda, na qual se vão mergulhando os vegetais cozidos.
Acompanhamento
O melhor acompanhamento dos vegetais cozinhados desta maneira é arroz de sushi cozido e temperado com sementes de sésamo (com umas gotas do molho de soja com wasabi fica divinal!)
Caldo
No fim da refeição, pode aproveitar-se a água da fervura - cheia de vitaminas e minerais dos vegetais - para fazer um caldo de miso; verte-se a água para taças individuais nas quais se colocou previamente uma colher generosa de miso de cevada, mexe-se bem, e bebe-se o caldo, que poderá ter pequenos fiapos de vegetais e de tofu.


1 comentário:

  1. Este site só peça por ter poucas receitas, porque já andava a procura deste género a imenso tempo. A procura de pataniscas de lentilhas encontrei e devorei :) estou a acabar de fazer a receita das pataniscas (ligeiramente alterado) mas no forno em pasta. E está uma delícia. Parabéns continua!

    ResponderEliminar