Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

POLENTA COM VEGETAIS, FEIJÃO DE SOJA PRETO E SALADA




Chegado o tempo quente há que procurar menus frescos. Aqui fica uma sugestão, inspirada na receita publicada na revista Cozinha Saudável Vegetariana - Especial Macrobiótica (data desconhecida), de autoria de Fernanda Vaz.

Ingredientes
200 gr. de cogumelos
1/2 pimento vermelho
1 cebola
1 dente de alho
alho francês em palitos
cenoura em palito finos
(ou outros vegetais à escolha)
sal, azeite
200 gr. de polenta de milho instantânea

Preparação
Picar a cebola e o alho, colocar com um fio de azeite num tacho, temperar com uma pitada de sal e deixar alourar suavemente em lume brando; quando a cebola estiver transparente juntar o pimento cortado em cubos pequeninos, os cogumelos laminados
e os demais legumes escolhidos. De cada vez que acrescentar um vegetal temperar com uma pedra de sal. Quando os legumes estiverem crocantes e sem líquido estão prontos.

Medir a polenta e colocar quatro medidas de água ao lume com um pouco de sal. Quando a água ferver, acrescentar a polenta devagar e mexer vigorosamente a mistura para que não forme grumos. Quando o preparado começar a formar bolhas está pronto. Acrescentar os legumes, mexer para incorporar bem, verter num pirex.
No Inverno, pode comer-se quente, com molho de cogumelos, p. ex., no Verão sabe melhor fria.

Neste prato, acrescentou-se feijão de soja preto cozido com alga kombu e uma generosa porção de salada de alface, cenoura ralada e um gomo de tomate para fazer uma composição visualmente harmoniosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário