Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

TRINTA DIAS - TRINTA MENUS (11)



LEGUMES GRELHADOS


Ingredientes
por pessoa
1 fatia de abóbora
3 fatias de courgette cortadas longitudenalmente
5 ou 6 fatias de cenoura
2 fatias de cebola
2 pés de couve flor

Preparação
Colocar o grelhador no fogão (no caso, foram dois grelhadores em simultâneo) e grelhar os legumes até ficarem cozinhados.
Dispor os legumes no prato de servir e temperá-los com molho feito com um poco de azeite, vinagre de arroz e vinagre balsâmico com sal de ervas (orégãos e majericão). Pode também acrescentar-se um dente de alho muito finamente picado e um pouco de cebolinho fresco, fica muito mais forte e picante, mas também é muito bom (esta foi aprendida em 1999 com R., da Sicília, num churrasco de Agosto feito no quintal da casa onde então vivia).

Servi a acompanhar umas bolinhas de arroz com cevadinha já cozinhadas, temperadas com vinagre de arroz e de ameixa e envolvidas em gomásio de sésamo preto e branco, com uma salada e uma fatia do pão de miso aqui já dfalado, o qual se prepara da seguinte forma (agradecimentos a APB, colega do curso anual de culinária macrobiótica, que me facultou a receita)

PÃO DE MISO


Ingredientes
266 gr de farinha branca tipo 65
133 gr. de farinha integral
240 ml de água tépida
2 colheres de sopa de azeite
1,5 colher de sopa de miso de cevada
1 colher de sopa de orégãos
1 colher de sopa de manjericão
1 pitada de sal
2 colheres de chá de fermento

Colocar os ingredientes na máquina de fazer pão por esta ordem: água, azeite, miso, fermento, farinha, sal. Seleccionar o programa adequado (que será o de pão integral com 500gr - para estas quantidades - e cor média).
Se a máquina tiver sinal sonoro para sinalizar o momento de acrescentar ingredientes acrescentá-los nessa altura senão acrescentar quando a massa começar a levedar.

Nota: as medidas da receita inicial não estavam certas, após várias tentativas / erro, cheguei à conclusão de que as proporções ideais seriam as seguintea:
2/3 de farinha branca
1/3 de farinha integral
60 ml de água por cada 100 gr.de farinha
1 colher de sopa de azeite por cada 200 gr. de farinha
1 colher de chá de fermento por cada 200 gr. de farinha
O miso e as ervas vão olho...

Agora, vou dormir uma grande sesta, para fazer jus à minha origem mediterrânica, de que muito me orgulho...

1 comentário: