Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TRINTA DIAS - TRINTA MENUS (14)

SOPA DE LEGUMES C/ MISO, ARROZ INTEGRAL (E CEVADINHA) COM FEIJÃO AZUKI

Refeição mais apropriada para um jantar de Outono a escorregar para o Inverno (aliás o comentário foi que teria sido mesmo bom se tivéssemos acabado de fazer um boneco de neve – lol!!!), mas o tempo de ontem, 18/8, não estava propriamente de um Agosto do hemisfério norte...



Sopa
Ingredientes

1,8 lts de água
Meia couve coração
1 talhada de abóbora
2 cebolas
1 courgette

Preparação
Cozer os legumes lavados e cortados em cubos com a água cerca de 30 minutos. Temperar com uma pitada de sal, passar com a varinha mágica.

Esta sopa é uma base que faço normalmente para dois / três dias, e que posso consumir simples temperada com umas gotas de azeite ou com legumes cozidos (alho francês em rodelas, feijão verde em pedacinhos).
Hoje, limitei-me a adicionar uma colher de chá de miso em água a ferver, misturar bem, e a acrescentar posteriormente na sopa.



Arroz com feijão azuki
Ingredientes

1 chávena de chá de feijão, lavado e demolhado com alga kombu cerca de 12 horas
1 chávena de arroz c/ cevadinha já cozidos (redon)
Água

Preparação
Cozer o feijão em cinco medidas de água cerca de uma hora; temperar com sal após 45 minutos de cozedura.
Num tacho misturar o arroz c/ cevadinha com uma concha de feijão e duas conchas de líquido, deixar incorporar o líquido nos cereais até engrossar.
Neste caso, fiz uma experiência que correu bem – misturei uma colher de miso de cevada com o líquido e incorporei no arroz.
Ficou saboroso.
Acompanhou com uma salada colorida.

1 comentário: