Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

ESTE SÁBADO CONVIDEI PARA JANTAR - AS RECEITAS


Aqui vão as receitas da iniciativa da Padaria da Ana (http://anasbageri.wordpress.com/), dedicada a escritores contemporâneos (http://decozinhaemcozinha.blogspot.se/search/label/Convidei%20Para%20Jantar).

Para celebrar a recepção de tão ilustre visitante, servi uma sangria de espumante bruto com frutos silvestres e temperada com sumo biológico de maçã. Algo suficientemente borbulhante para saber a festejo, alcoólico q.b. e com um travo ácido para quebrar as gorduras da refeição e que teve a vantagem de servir de aperitivo e de acompanhar o repasto.



O prato principal foi um misto de redons e algumas novidades.

Inicialmente tinha pensado fazer uma tempura de sushi. Tinha o arroz, os temperos, comprei o abacate, mas não tinha nem nori nem tofu fumado.
Optei por fazer tempura de bolinhas de arroz, de acordo com a seguinte receita:
Ingredientes
Uma tigela de arroz integral cozido
Uma colher de sopa de vinagre de arroz e uma colher de sopa de mirin
Quadradinhos de abacate
Pickle de gengibre próprio para sushi
Farinha
Gomásio
Pasta de ume
Preparação
Temperar o arroz com o vinagre e o mirin, mexer bem. Colocar no centro de uma colherada de arroz uns quadradinhos de abacate, pickles de gengibre e uma pitada de pasta de ume. Formar uma bola com as mãos (molhadas em água fria), prensando bem, passar a bola por farinha e gomásio. Fritar em óleo - no caso, utilizei óleo de sésamo - bem quente (fazer o teste da côdea do pão), absorver o excesso de gordura.
Servi as bolinhas com dulse frita (ver aqui o jantar da diáspora - entrada de 27 de Maio) mas borrifei a dulse com mirin e uma colherada de geleia de arroz. O doce compensou o sal da alga e ficou com um sabor levemente agri-doce que achei interessante.
Em vez de salada, optei por palitos de cenoura e de courgettes anãs, gomos de abacate, cujo um molho foi preparado com natas de aveia temperadas com sal, pimenta, hortelã e sumo de limão (adaptação de uma receita do livro "O meu amor é cozinheiro" que no original é feita com iogurte e pepino).
Por fim, e para fazer justiça aos tempos de austeridade, servi um gratinado de vegetais cozinhado na véspera e uns cogumelos estufados, ambos pelo meu amor cozinheiro.
Fritei em óleo fervente um pouco de arroz selvagem que, após ter absorvido a gordura excedente,  temperei com gomásio.
Polvilhou-se sobre as bolinhas de arroz e vegetais e resultou agradavelmente crocante.


 E, por fim, a sobremesa que, como já referido, constou de um
Tofucake com frutos silvestres

Ingredientes
Para a base: uma taça de biscoitos sem açúcar, sumo de maçã bio (a receita original leva geleia de arroz mas para mim fica doce demais por isso não adicionei)
Creme: 1/2 quilo de tofu previamente barrado e marinado - pelo menos 24 horas - com miso de cevada; uma chávena de café de sumo de maçã bio; uma chávena de café de bebida de arroz Raspa de laranja, Geleia de arroz a gosto; um colher de chá de agar agar.
Geleia: uma taça de frutos silvestres, geleia de arroz a gosto, uma colher de chá de agar agar, um pouco de sumo de maçã bio.
Preparação
Base: triturar os biscoitos com o sumo de maçã até ligarem, forrar a base de uma forma; reservar.
Creme: retirar o miso ao tofu e batê-lo com os demais ingredientes até obter um creme fofo. Colocar sobre a base de biscoito e levar ao frio.
Geleia: Levar ao lume todos os ingredientes, após levantar fervura, desligar e deixar arrefecer.
Finalização
Colocar a geleia por cima do creme antes de servir.

A foto não ficou famosa, parece creme queimado...

1 comentário:

  1. Um jantar deveras original. Apresentas uma lista de ingredientes inovadora. Conheço o creme de aveia, que usos muitas vezes nas quiches em substituição das natas e tenho uma embalagem de creme de arroz para experimentar. Fiquei a matutar na farinha de gomásio e na geleia de arroz. Tenho que investigar.
    Bjinhos

    ResponderEliminar