Páginas

domingo, 10 de março de 2013

EMPADÃO DE SEITAN NO FORNO

A base deste empadão (empadão de tofu fumado com massa) é extremamente versátil e permite inúmeras variações, muito bem vindas neste tempo ainda invernoso.
Chamemos a este uma Variação Goldberg pois casa muito bem com Bach...
 


INGREDIENTES

Para o molho de vegetais
1 cenoura cortada em tiras
1 cebola cortada em meias luas
2 cogumelos de paris grandes cortados em pequenos quadrados
azeite e sal q.b.
Para o picado
1 embalagem de seitan com 500gr.
molho de soja, louro, água e azeite
salsa picada
Para a maionese
leite de soja
azeite
mostarda
pimenta
umas gotas de sumo de limão
sal
salsa
 

PREPARAÇÃO
Molho de vegetais
Alourar a cebola em azeite com pitada de sal até ficar transparente, juntar a ce1 cenoura, com nova pitada de sal e quando esta estiver macia juntar os cogumelos. Tapar e deixar estufar. No fim pode-se temperar com umas gotas de vinagre de ameixa ou  mirin.
Picado
Cortar o seitan em fatias e colocá-lo a marinar com o molho de soja, o louro, água e um pouco de azeite. Estufar até o seitan ficar bem tenro. No fim acrescentar umas tiras de cebola e de cenoura.
Picar na 1,2,3. Rectificar os temperos e polovilhar com salsa finamente picada.

Maionese
Num copo alto bater o leite de soja com a azeite e demais temperos até obter uma consistência mais ou menos firme (a consistência será tanto mais firme quanto maior a quantidade de azeite relativamente ao leite de soja).
 
Num pirex de ir ao forno colocar o molho de vegetais no fundo, o picado de seitan uniformemente espalhado, massa espiral cozida (basta uma chávena para duas pessoas) e, por último, a maionese.
 
Vai ao forno pré-aquecido cerca de 30 minutos.
Servir acompanhado com uma grande salada fresca (e, neste caso, também bróculos escaldados).
 
Foi um jantar especialmente retemperador para este (fim de) Inverno do nosso contentamento (contrariamente ao que é hábito este ano está a saber-me bem o recolhimento invernal; talvez para o ano me saiba melhor se conseguir hibernar como a marmota alemã e o urso polar...)


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário