domingo, 14 de abril de 2013

DOMINGO 14 DE ABRIL - PRIMEIRO ALMOÇO DE PRIMAVERA DE 2013

Chegou a Primavera e com ela a vontade de aligeirar os cozinhados.
Recorri ao livro Cozinhar com a Natália, da Natália Rodrigues, para cozinhar um almoço baseado no cereal da estação - a cevada -,  acompanhado de vegetais estufados e de tofu frito com molho de mostarda.
O nosso corpo - e sobretudo o fígado -  também precisa destas "limpezas de primavera"!

SOPA DE CEVADA COM VEGETAIS
 
 
 
Ingredientes
1 chávena de chá de cevada bem lavada e demolhada cerca de 2 horas
1 tira de alga wakamé cortada em pequenos pedaços
1/2 cenoura  e 1/2 cebola  cortadas em cubos pequenos
1 tira de alho francês (parte do meio= cortada em pequenas rodelas
pitada de sal
miso de cevada
um pouco de vinagre de ameixa
 
Preparação
Colocar os ingredientes (excepto o sal, o miso e o vinagre) numa bola de cozer arroz dentro duma panela alta. Fora da bola colocar uma chávena almoçadeira de arroz de grão longo com cevada (na proporção, respectivamente, de 2/3 e 1/3) e água suficiente para cobrir a bola. Os cereais deverão estar bem lavados e ter estado demolhados em água e uma tira de alga kombu. Temperar com pitada de sal, levar ao  lume e deixar cozer cerca de quarenta e cinco minutos após a água levantar fervura. Coar os cereais, aproveitando a água para a sopa, à qual se juntam a cevada e vegetais cozidos na bola, uma colher de sobremesa de miso de cevada e um golpe de vinagre de ameixa no momento  de servir.

 
 VEGETAIS SALTEADOS E TOFU FRITO COM MOLHO DE MOSTARDA
 
 
VEGETAIS
Ingredientes
1/4 de couve lombarda
1 chávena de abóbora cortada em cubos
 1 cebola cortada em meias luas
azeite
sal
vinagre de ameixa (opcional)
 
Preparação
Aquecer um tacho no lume, forrar com um fio de azeite, adicionar a cebola e polvilhar com uma pitada de sal, quando a cebola estiver transparente, acrescentar a couve e polvilhar com mais uma pitada de sal; deixar a couve estufar até amolecer, acrescentando então a abóbora. Tapar e deixar estufar sem que os vegetais se desfaçam. Rectificar os temperos e temperar com um pouco vinagre de ameixa se achar necessário para "abrir" o sabor.
 
TOFU
Ingredientes
1/2 de tofu, cortado em triângulos com cerca de 1cm de altura, marinado em molho de soja com louro, alhos esmagado e grãos de mostarda.
 
Preparação
Escorrer o tofu da marinada e fritar rapidamente numa frigideira untada com azeite. No fim, juntar o molho da marinada que se engrossa com umas colheradas de água nas quais se dissolveu previamente um pouco de kuzu (ou amido de milho).
 

2 comentários:

  1. Nunca provei uma sopa que levasse na sua confecção cevada. Fiquei com vontade. A ver se um dia deste também faz parte de uma ementa cá de casa. Se sim será servida certamente nuns pratos iguais aos seus que já moram cá em casa.

    bjs

    Delicatessen

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    1. Cara Delicatessen,
      Experimente e verá que vai gostar. A cevada integral é um excelente cereal para a estação da Primavera, é leve e ajuda a limpar as toxinas acumuladas no Inverno. Há, salvo erro, três tipos, aconselho experimentar a perolada, mas fina. E esta "canja" é uma delícia, super-reconfortante e nutritiva.
      Quanto aos pratos são lindos e delicados, no esplendor da sua simplicidade. Casam bem com a macrobiótica...
      Volte sempre (também já fui ao seu blog e descobri que temos mais coisas em comum - o Porto, p.ex.).

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