Páginas

domingo, 23 de junho de 2013

POLVO À ALGARVIA

Aproveitando a sugestão da Manuela do blogue Sabores com Tempo, na 13ª Edição do Convidei para Jantar, cozinhei este fim de semana uma receita muito portuguesa  e muito mediterrânica.
A receita segue, em geral, a publicada pela Manuela, a diferença é que usei polvo congelado e não pus tomate. Confesso a minha admiração por ter visto desaparecer o conteúdo do tabuleiro "enquanto o diabo esfrega o olho", pois só havia dois comensais à mesa e o polvo havia sido precedido por uma belíssima salada, também ela muito mediterrânica e cheias das cores do Verão que, finalmente, parece ter perdido a vergonha...
 
 
 
 
Ingredientes
750 gr de polvo congelado
1 cebola inteira
2 folhas de louro
3 dentes de alho
Batatas a gosto (teria usado batatas doces, também elas muito algarvias, se as tivesse mas como não tinha usei as batatas tradicionais)
Preparação
Colocar o polvo com a cebola, o louro e os dentes de alho na panela de pressão sem água e deixar cozinhar entre 30 a 45 minutos.
Cozer as batatas com água abundante.
Finalização
Numa assadeira, dispor as batatas partidas e, por cima o polvo, com a cebola cozida em pedaços. Regar com azeite e salpicar com colorau. Levar ao forno cerca de 30 minutos.
Polvilhar com coentros e salsa picados antes de servir.

Nota: A água que se formou a partir da cozedura do polvo foi já aproveitada para cozer um arroz.



1 comentário:

  1. Olá PTC,
    A tua versão do polvo ficou muito suculenta e gulosa. Uma maravilha. É uma forma diferente mas deliciosa de fazer o polvo no forno. Essa salada tem as cores do verão. Adorei a sugestão.
    Eu compro polvo fresco ou congelado. Já usei seco e comprei no mercado em Olhão, mas já há uns bons anos. Os pescadores de Santa Luzia secavam-no ao sol e vendiam no mercado de Tavira ou aos turistas, junto ao porto mas com a ASAE já não se vê essa iguaria. Nem essa nem o peixe seco ao sol. Infelizmente não te ajudo muito mas tenta o mercado da tua área, pode ser que consigas.
    Bjnhos e muito obrigada por tudo.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar