Páginas

sábado, 13 de julho de 2013

A LESTE DA LUA E A OESTE DO SOL - O VERÃO (13)



MASSA ESPIRAL DE ESPELTA COM MAIONESE DE TOFU


 

Um prato de massa inspirado numa receita de Eugénia Varatojo, do livro Tudo o que comemos conta, recém-comprado e ainda pouco explorado. A receita original era um empadão no forno mas, com o tempo que está – apesar de substancialmente mais fresco – dispensa-se a sobredose energética do forno. Como tive pouco tempo, o prato estava morno mas poderá ser servido frio.

Ingredientes
Massa espiral de espelta integral cozida e fria
1 cebola, meio pimento vermelho, 150gr de cogumelos shitake, 2 dentes de alho, pitada de sal, fio de azeite e uma colher de molho de soja
Para a maionese
150gr de tofu sedoso (1 embalagem pequena) mergulhado em água ferver dois minutos e bem escorrido
1 ramo de coentros e um ramo de manjericão
Grãos de mostrada
1 colher de sopa de vinagre de ameixa
Fio de azeite

Confecção
Estufar a cebola num fio de azeite e sal até ficar transparente, acrescentar o pimento cortado em tiras finas e, por fim, os cogumelos shitake. No fim, borrifar com o molho de soja.
Maionese: num copo alto colocar todos os ingredientes menos o azeite e começar a triturar com a varinha mágica ao mesmo tempo que se vai deitando o azeite em fio até o preparado ganhar uma consistência cremosa fofa.

Finalização
Empilhar a massa, os vegetais estufados e a maionese dentro duma forma redonda sem fundo e servir imediatamente.



 

Servir com SALADA DE PEPINO COM LARANJA (*)



Ingredientes
1 pepino muito bem lavado
1 laranja
Sal
Vinagre de ameixa e vinagre de arroz

Preparação
Cortar as pontas dos pepinos e esfregá-las na base de cada um dos cortes. Com um garfo, estriar os pepinos de alto a baixo. Cortá-los no sentido longitudinal e retirar-lhes todas as pevides com uma colher de chá. Cortar em meias luas finas, envolver com sal e retirar o excesso. Prensar na prensa própria para o efeito durante pelo menos duas horas.
Cortar as laranjas em rodelas finas.
Para servir, escorrer o pepino muito bem e coloca-lo numa saladeira alternando com as rodelas de laranja, temperando com os dois vinagres (o de arroz tem a função própria do vinagre o de ameixa intensifica os sabores). Quem quiser poderá ainda juntar umas sultanas e sementes de girassol.

(*) como esqueceu a fotografia, reproduzo aqui a publicada na entrada de 15 de Julho de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário