Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A LESTE DA LUA E A OESTE DO SOL - O VERÃO (22)


SOPA & QUINOA
 
CREME DE ABÓBORA COM GENGIBRE

 
Prepara-se a sopa como a da entrada número 17 desta edição.
No memento de servir, temperar com sumo de gengibre (rala-se a raiz de gengibre no ralador e espreme-se directamente em cima da sopa) e tempera-se com um pouco de pimenta. Querendo, acrescentam-se umas sementes de girassol tostados (no caso, não quis tostá-las...).
Esta sopa é baseada numa receita do chef José Avillez.
 
QUINOA VERMELHA COM FRITOS DE TOFU
 
Lava-se muito bem, esfregando, uma chávena de quinoa, que se leva a cozer com duas medidas de água e pitada de sal. Uma vez absorvida toda a água, tira-se do tacho e coloca-se numa taça, mexendo com um garfo para separar os grãos.
No momento de servir pode juntar-se cenoura e nabo ralados ou em pequeninos cubos, cebola, pimento vermelho e outros vegetais a gosto. Tempera-se com uma vinagreta aromatizada com noz moscada e pitada de cominhos ou caril.

O tofu corta-se em tiras com cerca de 5cm*2cm*2cm e tempera-se com uma marinada de molho de soja, louro e sumo de limão, deixando marinar no mínimo 2 horas.

Prepara um polme com água das pedras e um pouco de farinha branca, que se bate até obter uma pasta fofa. Passar cada uma das tiras do tofu pelo polme e fritar em óleo bem quente. Escorrer e absorver o excesso de gordura com papel.
Temperar com um pouco de sumo de gengibre e servir imediatamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário