Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

A LESTE DA LUA E A OESTE DO SOL - O VERÃO (30)


COUSCOUS DE MILHO PARA DOURAREM ESTA TERÇA FEIRA DE "SWAPS" TÓXICOS E DE UM RIO DE DESILUSÃO



Conheci estes couscous no ano passado e fiquei fã - são mais leves do que os tradicionais couscous de trigo da bacia mediterrânica e, agora que descobri a intolerância ao trigo, uma excelente alternativa àqueles, sendo o milho um cereal muito próprio da estação estival.

Cozinham-nos em terra de Vera Cruz, em cuscuzeira. Cá em casa, depois de demolhados em água durante dez minutos,  cozinham-se a vapor, no cesto próprio para o efeito forrado com papel vegetal.

Desta vez, seguindo uma receita do chef José Avillez, demolhei-os em água fervente, em recipiente tapado com película aderente (não gosto de usar mas teve que ser...) cerca de 10 minutos, após o que os coloquei numa taça grande e os separei  muito bem com um garfo.

Preparei, entretanto, um molho feito com sumo de 1/2 laranja e de 1/2 limão e raspa dos mesmos, natas de arroz, pitada de sal e pimenta.

Cortei 1/2 tomate  e 1/2 cebola em cubos pequenos, piquei umas folhas de manjericão e cortei um pouco de tofu em cubos, tendo envolvido todos os ingredientes no couscous. No fim, temperei com o molho e servi, frio, num prato fundo decorado com folhinhas de manjericão.


Sem comentários:

Enviar um comentário