Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A LESTE DA LUA E A OESTE DO SOL - O OUTONO (6)

MASSA GUISADA COM BACALHAU
 
 
Neste périplo de sabores outonais, mais ou menos tradicionais e, acima de tudo, económicos, aterrei hoje numa massa guisada. Algo que se cozinhava muito antigamente, um prato que fazia esticar  os fins de mês, pois com a junção de um pouco de carne de segunda ou umas lascas de bacon ou umas fatias de chouriço se ganhava a ilusão de que se tratava de um prato de carne.
 
Fiz um estufado de bacalhau, com bastante massa, alguns vegetais e um mínimo de lascas de bacalhau - para dar sabor e um toque extra de proteína.
 
Num tacho largo, estalei meia cebola picada em azeite, alho e sal, a que adicionei meia courgette amarela e meia courgette verde em quadrados. Juntei massa espiral de arroz (passei a usar massas de espelta e de arroz devido à intolerância ao trigo) e umas lascas de bacalhau, juntei água quente em quantidade mais do que suficiente para cobrir a massa, guarneci com ramo de hortelã e deixei estufar cerca de 20 minutos.
 
Servi em pratos fundos, com todo o molho do estufado e polvilhei com um pouco de colorau.
 
Nota: em vez do bacalhau, pode usar-se tofu fumado, peixe, ou outros vegetais, já para não falar de carne, mas esta não faz parte do livro de estilo cá da casa...








Sem comentários:

Enviar um comentário