Páginas

domingo, 13 de outubro de 2013

A LESTE DA LUA E A OESTE DO SOL - O OUTONO (15)

LENTILHAS BELUGA ESTUFADAS COM FU

As lentilhas beluga são assim chamadas por serem pretas, redondinhas e brilhantes e, ao que parece, parecidas com caviar genuíno…
No nosso país, as lentilhas são uma leguminosa ou muito mal amada ou muito desconhecida.

Confesso que não só gosto imenso de lentilhas como ainda aprecio o facto de não terem que estar de molho e de se cozinharem de forma mais ou menos rápida, muito mais do que os feijões e o grão). Ainda fiquei a gostar mais delas depois de, pela minha amiga Natália Rodrigues, ter ficado a saber que têm muito ferro e que são muito boas para o coração, ao qual dão muita alegria… Assim o espero, precisamos de muita alegria nestes tempos pesados como chumbo que estamos viver.
Apesar de ainda estar calor, soube bem um prato retemperador e energético como este, pois árduas tarefas físicas me esperam hoje à tarde depois das árduas tarefas de conseguir cozinhar uma sopa, um millet e estas lentilhas com apenas uma placa eléctrica...

Ingredientes
1 chávena de lentilhas beluga, cozidas com três chávenas de água e uma tira de alga kombu
1 cebola cortada em meias luas
2 cenouras cortadas em rodelas (na diagonal)
Umas rodelas de fu demolhado em água em molho de soja
Azeite, sal, um pouco de caril e de noz-moscada (a receita original levava grãos de mostrada que entretanto haviam acabado), 2 dentes de alho.
 
as lentilhas acabadas de cozer - cerca de 30min

os vegetais ligeiramente estufados
 


o estufadinho acabado de cozinhar - ainda se vêem as "fumarolas"



Preparação
Num tacho de base larga levar o azeite a estufar com o caril e a noz-moscada, juntar o dente de alho e a cebola, até esta estalar, acrescentando então a cenoura; uns 10 minutos depois, juntar as lentilhas – sem a alga kombu – e o fu cortado em metades, deixando estufar uns 20 minutos. Rectificar os temperos e servir com um cereal(no caso, foi millet estufado, o cereal desta estação) e salada ou vegetais a gosto.
 
 

1 comentário:

  1. Nunca comi, mas fiquei bem tentada!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar