Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A LESTE DA LUA E A OESTE DO SOL - O OUTONO (22)


ARROZ DE SEGURELHA (com feijão fresco e tofu fumado)

 
Há muito anos, num concurso televisivo do género "quem quer ser milionário", mas sem respostas múltiplas à escolha, houve uma concorrente, muito entidade em assuntos de culinária, que se “espalhou” por não saber que o ingrediente a colocar num determinado arroz (de lebre?) era … a segurelha.

Desde então associo sempre a segurelha a pratos mais fortes e, sobretudo de carne. Como o tofu fumado parece um enchido, resolvi inovar uma receita de arroz de segurelha que possa responder ao passatempo [Limited Edition], do blog da Maria, com o patrocínio da Herdade do Gamboal.

Os INGREDIENTES são:

1 chávena de arroz integral, muito bem lavado e demolhado em com tira de alga kombu durante umas horas;
5 chávenas de infusão de lúcia-lima;
1 chávena de feijão debulhado fresco;
100 gr. de tofu fumado;
Um molho de segurelha;
½ cebola

PREPARA-SE da seguinte forma
Faz-se estalar a cebola em azeite e sal até ficar transparente, acrescenta-se o feijão e o arroz escorrido (mas com a tira de alga kombu) e frita-se ligeiramente o arroz. Acrescentam-se as 5 chávenas de infusão de lúcia-lima e o molho de segurelha.
Coze cerca de 45 minutos. 20 minutos antes do tempo final de cozedura, juntam-se os cubos de tofu fumado.

Retira-se a segurelha e a tira de alga e serve-se em pratos fundos, com uns pingos de vinagre de ameixa (“abre” imensamente o sabor) e pimenta moída na ocasião, decorado com raminho de hortelã.

Acompanha uma boa salada de alface com cenoura e nabo ralados para conferir um toque de frescura e leveza à refeição.



 
Nesta receita utilizei uma tisana – a lúcia-lima – e uma erva aromática – a segurelha – pelo que considero que esta receita se habilita a participar no passatempo [Limited Edition], do blog da Maria, com o patrocínio da Herdade do Gamboal.

1 comentário: