Páginas

domingo, 1 de março de 2015

A LESTE DO SOL E A OESTE DA LUA - A PRIMAVERA (1)

REFEIÇÃO À BASE DE CEVADA, VEGETAIS SALTEADOS E ESCALDADOS
SOBREMESA DE MAÇÃ

Esta primeira refeição de Primavera foi baseada em receitas do Livro “Cozinhar com a Natália”, da minha querida Natália Rodrigues.
Tive que fazer algumas adaptações pois não tinha todos os ingredientes necessários. Até teve sobremesa – fácil e rápida e que fechou com chave de ouro a refeição.


SOPA DE CEVADA
Ingredientes
1 chávena de café de cevada
Água q.b.
Rama da cebola nova cortada em pequenas rodelas (no original era uma cebola)
1 cenoura cortada em fatias na diagonal e depois em tirinhas finas
1 mão cheia de folhas de grelos (no original eram agriões)
Pés de cogumelos cortados em rodelas
Sal, azeite, pitada de vinagre de ameixa


Preparação
Lavar muito bem a cevada e levá-la a cozer no triplo da água temperada com sal; opcionalmente pode colocar-se uma tira de alga kombu; como a cevada coze em aproximadamente quarenta e cinco minutos, nos últimos vinte minutos de cozedura juntar os vegetais e acrescentar a água necessária para fazer a sopa; quando estiver pronta, verificar os temperos, borrifar com azeite e um golpe de vinagre de ameixa.
Polvilhar com cebolinho finamente cortado no momento de servir.




CEVADA COZIDA
Ingredientes
1 medida de cevada integral
3 medidas de água
Sal
Preparação
Lavar muito bem a cevada e levá-la a cozer no triplo da água temperada com sal; opcionalmente pode colocar-se uma tira de alga kombu; coze em aproximadamente quarenta e cinco minutos.
Pode servir-se polvilhada com cebolinho finamente cortado ou com sementes de girassol tostadas.


COGUMELOS COM LEGUMES
Ingredientes
4 cogumelos de Paris sem pé finamente fatiados (no original eram shitake frescos)
½ cebola fresca e respectiva rama cortada
2 folhas de couve coração cortadas (corte maior que juliana)
1 cebola fatiada com o descascador
Azeite, sal, pitada de molho de soja
Preparação
Pré-aquecer um tacho, forrá-lo com azeite, cobrir com a cebola e pitada de sal, deixar estufar até a cebola ficar transparente; acrescentar os vegetais um a um, começando pela couve, a rama da cebola, a cenoura e por fim os cogumelos; entre cada adição, esperar que os vegetais fiquem tenros e acrescentar uma pitada de sal, mas o processo é rápido (é um salteado não estufado). No fim, borrifar com molho de soja, desligar e servir de imediato.



COUVE ESCALDADA
Ingredientes
1 mão cheia de couve coração cortada (corte maior que juliana)
Água suficiente para cobrir a quantidade de couve
Sal
Preparação
Levar a água, temperada com sal, ao lume num tacho, juntar a couve quando a água ferver e deixar no máximo cinco minutos após levantar fervura de novo. Servir assim ou temperada com um pouco de azeite e vinagre de arroz ou balsâmico.

MAÇÃS CONFITADAS


Ingredientes
1 maçã por pessoa
1 pedra de sal
Preparação
Lavar as maçãs, descaroça-las, cortá-las ao meio e descascá-las. Colocá-las num tacho de inox com a parte lisa virada para baixo, temperar com uma pitada de sal, tapar o tacho e ligar o lume (médio); quando começarem a largar líquido, subir a intensidade do lume cerca de cinco minutos e depois baixar, virando as maçãs. Desligar quando o líquido tiver evaporado completamente. No total demora 10 minutos.
Nota: esta sobremesa é fácil, rápida e é uma forma de preparar uma sobremesa doce sem qualquer açúcar excepto o da fruta; o papel do sal na preparação da comida é aqui evidenciado em todo o seu esplendor – potenciar o sabor natural dos alimentos! O sal ajuda a libertar a água das maçãs cujo doce natural fica assim evidenciado.

Sem comentários:

Enviar um comentário