Páginas

terça-feira, 10 de março de 2015

A LESTE DO SOL E A OESTE DA LUA - A PRIMAVERA (6)

RAIA ESTUFADA


A raia é um peixe barato mas muito versátil – é incontornável nas caldeiradas, pode servir-se simplesmente assada ou estufada, com mais ou menos ingredientes e condimentos, a sua textura é agradável e o resultado final é invariavelmente bom.
O melhor sítio para a comprar é na praça (aliás como o peixe em geral).
No final duma manhã de Sábado, dedicada ao abastecimento logístico dos géneros alimentícios da semana, o almoço preparou-se em 15 minutos e cozinhou-se em 20. Ou seja, é um prato tributário da tradição “slow food” mas que tem a enorme vantagem de se cozinhar rapidamente!

Ingredientes
Postas de raia a gosto e em quantidade suficiente por pessoa
½ Batata doce por pessoa (bem lavada, descascada e cortada em rodelas com a grossura dum dedo)
½ cebola por pessoa, cortada em rodelas grossas
Alguns dentes de alho laminados
Azeite, pitada se sal, pimenta moída na ocasião, 1 molho de salsa
1 copo de vinho branco

Preparação

Colocam-se os ingredientes numa frigideira alta com tampa, pela seguinte ordem: as rodelas de cebola, a batata doce em rodelas, um fio de azeite, uma pitada de sal grosso, as postas de raia, o ramo de salsa e o alho laminado, mais um fio de azeite, uma pitada de sal, o vinho e a pimenta moída na ocasião.


Tapar e levar ao lume, primeiro forte e depois médio/baixo, ao fim de cerca de 20 minutos está pronto para servir. Podem rectificar-se os temperos, adicionando um golpe de vinagre de ameixa que abre enormemente o sabor.
Querendo, pode acompanhar-se com grelos ou salada.
Imprescindível – sempre – é um vinho branco bem fresco!




Sem comentários:

Enviar um comentário