quinta-feira, 5 de março de 2015

A LESTE DO SOL E A OESTE DA LUA - A PRIMAVERA (3)

COURGETTES E BERINGELAS RECHEADAS


Esta receita foi adaptação do Livro “A table in Tuscany”, de Leslie Forbes; o recheio, originalmente carne picada, é uma mistura de lentilhas amarelas, cevada cozida e a polpa das courgettes e beringelas, tudo devidamente estufado com cebola e azeite e temperado a gosto.

Ingredientes
1 courgette e 1 beringela
1 chávena de 1 cevada cozida
1 chávena de lentilhas amarelas cozidas
1 cebola picada
Azeite, sal, vinagre de ameixa a gosto, salsa picada para polvilhar.
Preparação
Lavar muito bem a courgette e a beringela. Picar esta última com um garfo e polvilhar com sal abundante, deixando repousar cerca de 20 minutos, após o que se lava e corta ao meio no sentido longitudinal, assim como a courgette.
Levam-se a água a ferver e deixam-se cozer até a polpa ficar tenra, retira-se da água e escorre-se. Retira-se a polpa com cuidado, e corta-se em pequenos quadrados.
Num tacho previamente aquecido, deita-se um pouco de arroz e deixa-se alourar a cebola picada com uma pitada de sal; quando a cebola estiver transparente, juntam-se as lentilhas, a cevada, e no fim, os quadrados de courgette e beringela; verificam-se os temperos, podendo temperar-se com um pouco de vinagre de ameixa ou mirin, para acentuar o sabor.
Recheiam-se as partes exteriores da courgette e da beringela com este recheio, polvilha-se com a salsa, após o que se leva ao forno a gratinar cerca de 20 minutos. Eu optei por colocar numa frigideira untada com azeite, tapada, e deixar estufar ligeiramente – para poupar o acréscimo de energia do forno e o inerente custo da electricidade…


O acompanhamento foram grelos escaldados.

Sem comentários:

Enviar um comentário