Páginas

sábado, 7 de março de 2015

A LESTE DO SOL E A OESTE DA LUA - A PRIMAVERA (4)

QUINOA COLORIDA COM TRIÂNGULOS DE TOFU E COGUMELOS

A quinoa não é um cereal mas sim uma semente, originária da América do Sul, que é extremamente proteica, contendo uma composição  equilibriada de aminoácidos.
As suas utilizações são variadas - pode ser usada para enriquecer e engrossar sopas, sobretudo no Inverno (tal como o millet), pois uma chávena de café é suficiente para cerca 0,7dl de água (e, naturalmente, vegetais utilizados), para confeccionar hamburgers com leguminosas, em saladas frias no Verão, como base ou  acompanhamento de uma refeição.
Na barra lateral do blogue existem referências a quinoa onde se poderão encontrar receitas de quase todas as variações referidas, incluindo uma salada fria cozinhada com quinoa vermelha.
O seu único problema é que aumentou quase para o dobro do preço no último ano e meio e um consumo regular pesa bastante no orçamento familiar.

A quinoa deve lavar-se em água corrente, colocando-se depois num recipiente com água e esfregando-se como se se estivesse a lavar as mãos, escorrendo-se no fum muito bem.

Desta vez, optei por cozinhar a quinoa como acompanhamento de um tofu co cogumelos.



QUINOA COLORIDA
Ingredientes
1 chávena de chá de quinoa
1/2 cebola e 1/2 cenoura e 2 cogumelos de Paris cortadas em cubos pequenos, rama de cebola nova cortada em rodelas.
1 fio de azeite, sal a gosto
Preparação
Levar um tacho ao lume, juntar um fio de azeite, os cubos de cebola e uma pitada de sal, quando a cebola estiver transparente, juntar a cenoura, os cogumelos e por fim a rama da cebola e deixar estufar ligeiramente; adicionar então a quinoa escorrida e juntar duas medidas de água (normalmente ponho água a fever), mexer para que os vegetais se incorporem na quinoa, tapar o tacho e deixar cozinhar até o líquido secar completamente.



TOFU COM COGUMELOS
Ingredientes
250gr de tofu cortado em fatias com 0,5cm de espessura, que se cortam em quadrados e depois em triângulos
1 mão cheia de cogumelos marron ou de Paris, finamente fatiados
azeite, sal, uma folha de louro, molho de soja,2 ou 3 dentes de alho
1 colher de chá de kuzu, dissolvida em 7 colheres de água (opcional)
Preparação
Fazer uma marinada com os triângulos de tofu, molho de soja suficiente para o tapar, dois dentes de alho e o louro.
Numa frigideira anti-aderente colocar o terceiro dente de alho picado com azeite e s cogumelos fatiados, temperando com um pouco de sal; deixar estufar até os cogumelos ficarem tenros. Reservar.
Untar uma frigideira anti-aderente com azeite e colocar os triângulos de tofu, de um lado e de outro, até ficarem dourados, sem queimar. Adicionar o molho da marinada e os cogumelos, enolvendo com cuidado para o tofu não se desfazer.
Querendo, juntar o preparado de kuzu dissolvido e abanar a frigideira cpm cuidado para o líquido se incoporar nos alimentos e até ficar com uma cponsistência gelatinosa.
O kuzu é feito a partir de uma raíz, tem propriedades medicionais, sendo muito equilibrante para condições desiquilibradas e frágeis; do ponto de vista estritamente culinário, o seu efeito é equivalente ao do amido de milho (espessante e gelificante), mas considerando o seu preço elevado, poderá ser substituído por amido.

Finalização
No prato de servir colocar a quinoa enformada e, se se quiser, polvilhar com sementes de girassol tostadas ou gomásio (sementes de sésamo tostadas e moídas com sal).
Dispor os triângulos de tufu com o molho de cogumelos.
Acompanha uma salada de alface e cenoura ralada
Também se poderia ter optado por acrescentar uns vegetais de folha verde escaldados.

Sem comentários:

Enviar um comentário